Hoje a aula com os congoleses foi muito interessante.
Eu não estava me sentindo muito bem em relação a essas aulas. Estava me sentindo um cadinho incompetente pelo fato de algumas vezes eu não conseguir esclarecer algumas dúvidas que os alunos tinham. Mas hoje foi tão bom...
Fizemos narrações orais. Sim... Por uma aula nós fomos contadores de histórias.
Primeiramente, claro, eu contei uma historinha a eles. Chapeuzinho Vermelho. Com direito até a musiquinhas e vozes estranhas. Eles se divertiram muito... Se eles frescaram da minha cara, não importa. O que importa é que eles compreenderam a estrutura. Entenderam a entonação da voz e todo o resto.
Pedi que eles criassem alguma historinha dessas... Um conto de fadas mesmo. As fadas não apareceram, mas surgiram cachorros que tocavam com Mozart e passarinhos que comiam caçadores. E utilizaram bem os verbos no presente, pretéria e futuro (que era o objetivo maior do exercício).
O jeito que eles contaram foi tão lindo. Pareciam mesmo contadores de história. Devia ter gravado... Aí eu vi que consegui fazer algo certo. Se eles entenderam e fizeram o que foi previsto é porque a professora aqui passou as informações corretamente.
Pra finalizar eu apelei para o que eles mais gostam: música. Peguei uma música cheia de "pilantragem" de Wilson Simonal, que contava uma outra versão da historinha do "Lobo Mau " e "Chapeuzinho Vermelho". Nossa... Como eles são musicais. Adoraram, cantaram, dançaram e aproveitaram a aula. ^^
E eu to bem, né?
ps: fui procurar uma imagem de professora e só encontrei coisa feia.............desisti.
Português é uma lingua muito chata de se aprender. ATé quem vive aqui não sabe falar direito. (eu por exemplo.
ResponderExcluirBom trabalho Dija, logo eles vão parar com aquele papo de "cultura não boa".