domingo, 4 de março de 2012

Fé e sentimento de verdade

Um dia aí,  eu estava como uma rainha (pós carnaval). Não fiz nada a não ser o trajeto trono - cama. Como meu cérebro também não estava muito apto para decodificar coisas muito complexas, fui ver a TV aberta. Nada de filme cult... O negócio era ver "Malhação". Todos malham, zoam, gastam esse programa. O roteiro é pessimamente ruim e os atores são horrivelmente podres. Muita gente ( e eu me incluía aí), para amenizar a situação, fala que o programa adolescente é um centro de treinamento, uma espécie de estágio para os novos atores globais. A atuação ruim é por falta de experiência, é muito difícil atuar pra tv. Sei disso, pois fiz uma personagem neutra, uma mocinha que mais parecia uma songamonga, pois não saía natural. Destarte, ganhar o público não é algo que se faz com os pés nas costas, principalmente quando se está num processo rápido, como o da tv. É como a comida do Spolleto (quem gosta, me perdoe). É boa, sabe? É um restaurante até mais ou menos, bonito, com algun pratos caros e outros acessíveis (o que não quer dizer barato). Eles fazem a massa tão rapidamente que os sabores dos temperos não entram. A comida fica artificial. Não tem aquele gostinho de refogado. Os ingredientes são colocados em uma frigideira e em dois minutos o seu penne com molho de um monte de coisa e bacon está pronto.
No set de gravação temos paredes, portas e comida falsas, luz, muita luz, câmeras, pessoas rodando e gritando em baixo tom de um lado para o outro. O vira-lata late, o figurante faz merda, a etiqueta da blusa está aparecendo, pausa para tirar o brilho do rosto. O ator tem que ter uma concentração de monge.  É difícil extrair uma boa atuação dentre todos esses obstáculos. Mas tem neguinho que consegue. Pois é... Tem gente que consegue ser muito pau em pouco tempo de TV.  Claro que existem os macacos velhos que já passaram por experiências incríveis de atuação, estudaram mais que qualquer estudante universitário lascado e não entraram na TV porque são bonitos e fotogênicos. Esses temperados continuaram no ramo porque nos fazem acreditar em suas mentiras. Os bonitinhos fotogênicos e de boa pele que eu vejo na TV atual se distraem com qualquer coceirinha...PERA... Não... Coceirinha é algo muito natural, não pertence ao mundinho desses aí. O fato é que eu não vejo verdade neles, não vejo tempero. A plateia e os espectadores devem crer no que é passado, eles querem crer no conteúdo mostrado. No momento da atuação deve haver uma transferência para outra dimensão para que tudo o que o corpo do ator fizer seja real. .................ok....só um desabafo.

Nenhum comentário: